
Fez-se história no Maracanã na madrugada de ontem. Aos 44 anos, o veterano guarda-redes Fábio bateu o recorde mundial de jogos disputados em toda a carreira. Segundo a Federação Internacional de História e Estatística no Futebol (IFFHS), o guardião do Fluminense chegou aos 1.391 jogos em toda a carreira, batendo, então, os 1.390 do lendário guarda-redes inglês Peter Shilton, que terminou a carreira em 1996/97. O brasileiro, que já detinha o recorde de mais jogos com a camisola do Cruzeiro (976), bateu agora um recorde mundial. O guardião Fábio torna-se no futebolista com mais jogos na história.
A carreira de Fábio Deivson Lopes Maciel começou, então, em 1997, ao serviço da União Bandeirante. Deu nas vistas e ainda jogou, por empréstimo no Atlético Paranaense e no Cruzeiro. Mas em 2000, com 20 anos, assinou pelo Vasco da Gama. Ali jogou 5 anos até voltar a vestir a camisola do Cruzeiro, agora de forma definitiva. E nascia, então uma lenda.

Ao longo de 17 temporadas, Fábio realizou 973 jogos com a camisola da Raposa e ganhou 12 troféus, com destaque para os dois campeonatos brasileiros, em 2013 e 2014. Em 2021, já com 41 anos, ainda era titular absoluto da baliza do Cruzeiro, mas não aceitou uma redução de ordenado por parte da administração do clube rumou, então, ao Fluminense.
Agora, aos 44 anos, Fábio já leva, então, 235 jogos com a camisola do Fluminense e escreveu o seu nome na história do futebol mundial. E não escondeu o orgulho por ter chegado ao topo. “Desde o primeiro jogo, trilhei todos os dias para alcançar este recorde. São 1.391 como profissional. Os planos de Deus são perfeitos, independentemente do que aconteceu em todo o processo — momentos difíceis, derrotas, alegrias e lesões. Foi tudo um processo para alcançar algo tão grandioso”, reconheceu o veterano guardião.

Refira-se, ainda assim, que Fábio nunca foi internacional A pelo Brasil. Ao contrário, por exemplo, de Peter Shilton, que somou 125 internacionalizações por Inglaterra.






