
A emocionante corrida à Bota de Ouro está ao rubro e promete manter o suspense até ao apito final da última jornada em Espanha e Inglaterra. Viktor Gyökeres, avançado do Sporting, lidera a corrida ao troféu, com 39 golos apontados na Liga Portugal, os quais lhe conferem 58,5 pontos. Logo atrás, surge Kylian Mbappé, com 29 golos ao serviço do Real Madrid na Liga espanhola. Apesar de ter menos dez golos do que o bombardeiro sueco dos leões, o francês soma 58 pontos, graças ao coeficiente de 2 pontos por golo atribuído aos principais campeonatos europeus. Nesse sentido, há ainda que considerar Salah, craque egípcio do Liverpool, que soma 28 golos (56 pontos), e a quem falta, também, uma jornada da Premier League. Gyökeres, Mbappé ou Salah: quem vai ganhar a Bota de Ouro?
A jornada do próximo fim-de-semana será, então decisiva para se conhecer o Bota de Ouro da época 2024/25. No sábado, Gyökeres estará no sofá a torcer pela… defesa da Real Sociedad, de forma a manter Mbappé em branco no último jogo do Real Madrid na La Liga. Se o craque francês ficar em branco, no sábado, o matador sueco só saberá se ganha o troféu… após a final da Taça de Portugal. Uma vez que o Liverpool recebe o Palace às 16h00.
Gyökeres e Mbappé têm protagonizado um final de época alucinante, ao contrário de Mohamed Salah. Se considerarmos as últimas dez jornadas de cada um nos respetivos campeonatos, o atacante sueco do Sporting foi o mais forte, até ver. Gyökeres fez 14 golos nos últimos 10 jogos da Liga Portugal, enquanto Mbappé apontou 12 nas últimas 10 partidas que disputou. Falta, então, a 38ª e derradeira jornada, diante da Real Sociedad.

Já Mohamed Salah quebrou, então, bastante de rendimento nas últimas 10 rondas que disputou pelo Liverpool. O egípcio apontou apenas 2 golos, um deles no jogo que selou a conquista do 20º título, em Anfield, diante do Tottenham. Para se ter uma noção, nas 10 jornadas anteriores, Salah havia marcado 9 golos.
Com a conquista do campeonato, Salah parece ter baixado a sua concentração e foco, o que é perfeitamente aceitável. Prova disso é, por exemplo, o falhanço que teve ontem em casa do Brighton, o qual está a correr Mundo.






