
João Cancelo tem um currículo invejável. O lateral multi-campeão defende atualmente as cores dos sauditas do Al Hilal, de Inzaghi, mas já passou por outros cinco clubes que garantiram presença neste novo Mundial de Clubes da FIFA. O polivalente defesa começou no Benfica, mas somou, então, passagens por clubes como Inter de Milão, Juventus, Manchester City ou Bayern Munique, além de outros clubes que não se classificaram para o Mundial. Se o Al Hilal passar aos oitavos-de-final da competição, Cancelo encontrar-se-á forçosamente com um de dois clubes que já representou: Man. City ou Juventus. João Cancelo – o globetrotter do novo Mundial de Clubes.
A trajetória de João Cancelo é um espelho da sua versatilidade e da sua capacidade de se adaptar aos mais diversos contextos. Formado no Benfica, o lateral-direito rapidamente foi destaque e saltou para o Valencia. Embora o clube espanhol não esteja entre os participantes do Mundial de Clubes de 2025, a sua passagem pelos ‘che‘ foi crucial para o seu desenvolvimento.



Depois do Valencia, seguiu-se, então, uma experiência em Itália. Primeiro no Inter de Milão e depois na Juventus. Na Vecchia Signora foi companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo. Mas o período de maior destaque na carreira de João Cancelo foi, sem dúvida, a sua passagem pelo Manchester City. Sob a alçada do técnico catalão Pep Guardiola, Cancelo reinventou-se como um lateral moderno, capaz de atuar em várias posições e de influenciar o jogo tanto defensiva como ofensivamente.

Durante a sua passagem pelo Manchester City, Cancelo foi ainda emprestado a outro gigante europeu que também está no Mundial de Clubes: Bayern Munique. Na Alemanha, o lateral demonstrou a sua qualidade em mais uma liga de topo, contribuindo para o sucesso da equipa alemã. A presença do Bayern no Mundial de Clubes solidifica ainda mais o registo único de Cancelo.

Atualmente, João Cancelo representa o Al Hilal, da Arábia Saudita. A sua chegada ao Al Hilal, a pedido de Jorge Jesus, marcou, sem dúvida, uma nova fase na sua carreira. E Cancelo continua, na Arábia Saudita, a demonstrar a sua qualidade e experiência.

O Al Hilal, agora treinado por Simone Inzaghi, garantiu a sua vaga no Mundial de Clubes de 2025 por ter sido campeão asiático, completando assim a lista de seis clubes com os quais o internacional português tem uma ligação direta e que estarão presentes na competição. João Cancelo – o globetrotter do novo Mundial de Clubes.






