Contratado em fevereiro de 2025, Jardim assumiu o Cruzeiro no rescaldo de um início turbulento, com eliminação no Campeonato Mineiro e resultados inconsistentes. Rapidamente implementou uma filosofia de jogo sólida e estruturada, elevando o desempenho da equipa.
Com 33 pontos em 15 jogos (10 vitórias, 3 empates e duas derrotas), o Cruzeiro assumiu a liderança da tabela ao vencer o Fluminense (jornada 14) por 2‑0 no Maracanã, algo que não acontecia desde 2014. A equipa apresenta uma segurança defensiva assinalável: 27 golos marcados e apenas nove sofridos, com o segundo melhor ataque e a terceira melhor defesa da competição.
Jardim apostou num 4x2x3x1 bem organizado, valorizando então a construção de jogo nas laterais, triangulações com os extremos e liberdade entrelinhas para o “10” da equipa, o ex-Sporting Matheus Pereira, que lidera o ranking das assistências (cinco). Beneficiando também do bom momento do atacantes Kaio Jorge, melhor marcador do campeonato, com 12 golos.
O Cruzeiro apresenta-se entre posse cadenciada e transição rápida, com pressão inteligente e verticalidade eficaz. Mantém uma série invicta de dez jogos no Brasileirão, com rendimento consistente e equilíbrio tático.
Apesar da posição no topo, Leonardo Jardim prefere manter os pés no chão. Ao assumir a liderança, comentou que a posição de líder na tabela era algo que não valorizava. Destaca, antes, a atitude da equipa jogo após jogo, preocupado em manter a consistência.
O Cruzeiro não conquista o campeonato brasileiro desde 2014, ou seja, há 11 anos. Marcelo Oliveira foi o último treinador do clube mineiro a levantar o ansiado troféu, tendo aí também festejado o bicampeonato. Desde então, a equipa de Belo Horizonte passou por fases conturbadas, incluindo a descida à Série B em 2019, da qual só regressou à elite em 2022.
O trabalho de Leonardo Jardim no Cruzeiro coincide, então, com uma verdadeira reconstrução desportiva e tática. A equipa apresenta estabilidade, consistência e eficiência. Apagando as críticas iniciais e elevando o clube à condição de candidato sério ao título deste Brasileirão. Projetando um futuro promissor para os homens da Toca da Raposa. Com Leonardo Jardim em velocidade Cruzeiro a pensar no título.