Mora: melhor goleador sub-18 em Portugal só há 88 anos

CraquesCraquesFutebol6 meses atrás153 Visualizações

É preciso recuar até ao fim dos anos 30 para encontrarmos um adolescente com maior veia goleadora do que a de Rodrigo Mora. O diamante do Dragão já leva 8 golos, mas ainda não estão ao nível de Guilherme Espírito Santo, que marcou… 17 em 1936/37.

Rodrigo Mora vai muito além das boas exibições. Os recordes também perseguem quem muito faz pelas equipas, e a joia do Olival não é exceção. Já lá vão oito golos de azul e branco e ainda faltam quatro jogos para terminar o campeonato.

Segundo a ‘PlayMaker Stats’, só dois jogadores abaixo dos 18 anos marcaram oito ou mais golos na história do escalão maior do futebol português: Rodrigo Mora, pelo FC Porto (2024/25) e Guilherme Espírito Santo, ao serviço do Benfica (1936/37).

O eclético Guilherme Espírito Santo

É preciso recuar, então, até 1936/37 para encontrar um jovem, menor de idade, com mais golos do que Rodrigo Mora no campeonato português. No caso, este adolescente era Guilherme Espírito Santo. Há 88 anos, o luso-angolano apontou, então, 17 golos ao serviço do Benfica.

Mas, além do campeonato que venceu nessa época em que fez 17 golos, o Pérola Negra também tem no seu palmarés mais cinco campeonatos e quatro Taças de Portugal.

Espírito Santo destacava-se em várias modalidades. Foto: SL Benfica

De 1935 até 1950, Espírito Santo fez, então, duas temporadas pelo Benfica de Luanda e depois só jogou na Luz, até terminar a carreira. A melhor época do atacante a nível de golos foi essa, onde só não marcou em três partidas (Leixões, Académica e Belenenses).

Falecido em 2012, Espírito Santo era conhecido por se destacar como um atleta de alto nível em várias modalidades. No Benfica, além do futebol, o antigo avançado praticava, então, inúmeros desportos no clube, nomeadamente atletismo. Foi nesse ramo que se tornou recordista nacional no salto em altura, salto em comprimento e, ainda, triplo salto. Um verdadeiro atleta eclético!

Golos que são obras de arte

O número 86 dos dragões não se limita a ‘meter a bola lá dentro’. Cada golo do internacional jovem português é digno de levantar qualquer espectador do lugar. Alguns destes golos até fazem lembrar Maradona.

Em cada lance, o jovem prodígio promete e concretiza lances de pura magia. Mas na retina desta semana, ficam mesmo as duas obras de arte que “pintou” no desafio frente ao Famalicão, uma de pé direito e outro de pé esquerdo. Rodrigo Mora é, então, um autêntico oásis num deserto de ideias dos azuis e brancos.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...