O dia em que o Leixões foi… o Athletic Bilbao de Matosinhos

CraquesCraquesFutebol3 meses atrás404 Visualizações

O Craques.pt teve acesso a uma fotografia muito especial. A 16 de setembro de 1973, o Leixões de António Teixeira foi jogar à Luz só com jogadores naturais de Matosinhos. A formação dos Bebés do Mar foi, então, muito elogiada… até aos dias de hoje.

O Leixões sempre foi conhecido pelas equipas aguerridas, uma forte massa adepta e uma formação especial de jogadores. Mas o Craques.pt teve acesso a uma fotografia muito especial e única: a equipa que defrontou o Benfica, no antigo Estádio da Luz, na 2ª jornada de 1973/74, era composta apenas por jogadores naturais de Matosinhos. Pelo equipamento e pelo facto de serem todos naturais da mesma cidade, esta equipa respeitava regras semelhantes às do Athletic Bilbao, clube espanhol que é conhecido por só aceitar jogadores naturais do País Basco.

“Terá sido caso único no Mundo e foi muito badalado na imprensa portuguesa daquela época. Essa equipa que jogou na Luz era toda natural de Matosinhos, incluindo os dois suplentes que entraram, o Américo Fangueiro e o Arlindo Ferreira”, explicou ao Craques.pt o então titular Nicolau Vaqueiro [segundo da fila de baixo, a contar da esquerda].

Só para se ter uma ideia, pontificavam nesse onze que entrou na Luz a 16 de setembro de 1973, jogadores como Henrique Calisto, Adelino Teixeira, Raul Oliveira ou o malogrado Vítor Oliveira.

Vaqueiro cresceu no Leixões e integrou a equipa 100% natural de Matosinhos que jogou na Luz em 1973

A questão é que, naquele Leixões, a razão de ter só naturais de Matosinhos prendia-se mais com questões financeiras. “Isto acontecia muito por via das dificuldades financeiras do clube. O Leixões apostava na prata da casa e não procurava fora. E a nossa marca era apresentar um futebol vistoso, de ataque”, conta Nicolau Vaqueiro. A formação do clube já era, então, elogiada há mais de 50 anos: “Sim, era uma aposta clara. Por isso é que depois muitos jogadores saíam para clubes de maior dimensão como o Barros, Chico Faria, Fonseca ou o Praia.”

Futebol aguerrido e uma fiel massa adepta

Desde os anos 60, em que o histórico clube ganhou, então, a Taça de Portugal, nas Antas, diante do FC Porto, e ficou com a alcunha de Bebés do Mar, que a aposta na prata da casa começou por ser uma necessidade e depois se tornou matriz do clube. Sempre com o apoio de uma massa adepta fiel, para quem Nicolau Vaqueiro só tem elogios. “Fosse em casa ou fora, tínhamos sempre 2000 ou 3000 adeptos a apoiar-nos. Ainda hoje, o Leixões tem uma massa adepta muito fiel que espero, um dia, voltar a ver na 1ª Divisão”, diz.

Já sobre o estilo de jogo da equipa onde jogou, Vaqueiro destaca, então, a forma como sempre se apresentavam. “Éramos sempre muito batalhadores e criávamos muitas dificuldades aos adversários pela forma aguerrida com que nos batíamos sempre frente a qualquer adversário. Era a nossa alma”, indica.

Nesse capítulo, o ex-técnico de Leixões, Trofense, Ermesinde, Gondomar ou Moreirense, entre outros, salienta, então, a capacidade do antigo companheiro de equipa, Henrique Calisto [4º na fila de baixo a contar da esquerda]. “Era um defesa muito rijo, fisicamente muito poderoso e difícil de ultrapassar. Tecnicamente não era muito evoluído, mas compensava isso com o facto de ser muito aguerrido. E fazia qualquer posição na defesa, era muito polivalente”, descreve.

Candidato às eleições da ANTF

Henrique Calisto, que depois também treinou vários clubes pelo Mundo fora, é hoje candidato à Presidência da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF). E Nicolau Vaqueiro vê, então, no antigo companheiro de equipa no Leixões a melhor alternativa.

“O Henrique tem todas as capacidades e um programa sério. É um líder por excelência. Estive na apresentação da candidatura e basta ver o número de ex-colegas que estiveram lá a apoiá-lo. Pode trazer mais credibilidade à ANTF”, concluiu.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...