O galo do Tottenham cantou mais alto em Bilbau. Na última noite, os Spurs venceram o Manchester United por 1-0 na final da Liga Europa, conquistando o seu primeiro troféu em 17 anos. A equipa de Postecoglou adicionou, então, mais um capítulo à história de desilusões de Ruben Amorim desde que chegou a Old Trafford. O golo solitário, atribuído a Brennan Johnson, foi suficiente para coroar a equipa londrina e prolongar o jejum dos red devils. Para além do significado desportivo, esta derrota revela um padrão bastante curioso: os principais carrascos de Amorim partilham uma característica peculiar nos seus emblemas – todos têm símbolos de animais voadores. Este foi, então, o voo dos carrascos de Amorim.
O FC Porto tem sido o principal carrasco de Ruben Amorim, impondo oito derrotas ao treinador português, todas enquanto este comandava o Sporting. O dragão, símbolo do emblema portista, tem voado mais alto nos confrontos contra as equipas comandadas por Amorim, estabelecendo uma clara supremacia estatística.
Em 18 jogos, divididos entre o SC Braga e o Sporting, Ruben Amorim só guiou as suas formações a cinco vitórias e cinco empates.
O Benfica também tem sido um adversário particularmente difícil para Amorim, com a particularidade de ser o seu clube do coração. Com quatro vitórias sobre o treinador, as águias ocupam o segundo lugar nesta peculiar estatística. O voo dos encarnados tem sido especialmente doloroso nos dérbis lisboetas.
Em 13 encontros, a balança já cai para o lado do treinador mas, ainda assim, Amorim soma quatro derrotas. Nestes jogos, Ruben Amorim levou a melhor em seis e empatou três.
O carrasco mais recente a juntar-se a esta lista é o Tottenham, cujo galo acaba de conquistar a sua terceira vitória contra equipas de Amorim. O símbolo do clube londrino parece ter encontrado o seu lugar entre os predadores alados que perseguem o treinador português, especialmente depois de uma temporada em que só soube vencer o United (4 jogos, 4 vitórias – 3 a Amorim e 1 a Erik ten Hag).
Até chegar a Manchester, o registo de Amorim frente aos Spurs não era negativo, porque em dois jogos tinha ganho uma vez e empatado outra. Desde que trocou o Sporting pelo Manchester United já perdeu três vezes e a boa fase frente ao Tottenham já não é uma realidade.
FC Porto – 8
Benfica – 4
Tottenham – 3
Rangers / Braga / Marítimo / Ajax / Marselha / Atalanta / Nottingham / Wolves / Newcastle – 2