Torreense – o orgulho do Oeste está em todas

CraquesCraquesFutebol3 meses atrás594 Visualizações

A sensacional vitória da equipa de futebol feminino do Torreense na final da Taça de Portugal, diante do Benfica, é apenas mais um grande resultado do trabalho de sucesso desenvolvido no futebol do clube. Seja no feminino ou masculino, o Sport Clube União Torreense está a dar cartas.

A recente conquista da Taça de Portugal Feminina, diante do Benfica, motivou uma enorme festa no Oeste. O futebol do Torreense tem estado em destaque, quer no plano feminino quer no masculino, onde a equipa sénior ainda tinha uma palavra a dizer na subida de divisão. Terminou, então, em 5º da Liga 2 e os Sub-23 sagraram-se campeões e discutem hoje (15h00) uma presença na final da Taça. O sucesso estende-se ainda ao futsal, onde o Torreense assegurou o seu lugar entre os grandes. Torreense – o orgulho do Oeste está em todas.

Para perceber a razão de todo este sucesso, o Craques falou com Luís Cristóvão, jornalista e comentador desportivo, que é sócio do Torreense e acompanha de perto a realidade do clube. “O que está a ser conseguido no clube deve-se à entrada de um grande investidor quando, há cerca de 6, 7 anos houve eleições no Torreense. Ganhou, na altura, o Mário Miranda que já tinha consigo o Nuno Carvalho, do Grupo Agriloja. Foi através dele que a SAD foi adquirida a um grupo chinês até porque, pouco antes, o clube tinha estado à beira da falência. E, a partir daí, o discurso dentro do clube mudou radicalmente”, conta.

Os objetivos eram claros. “Passavam pelo reforço da estrutura humana do clube, aumentar o número e força das várias modalidades e levar a equipa sénior do futebol a subir à 1ª Liga, algo que já foi bem definido para 2025/26. Foram fortalecendo todas as equipas, desde os sub-23, seniores, equipa feminina, equipa de futsal que estava nos distritais”, explica Luís Cristóvão.

Os obreiros do projeto desportivo têm nome

Nos primeiros anos do projeto pensado pelo investidor, ainda houve algumas trocas. Mas a estabilidade veio após a chegada de André Sabino, diretor-desportivo do futebol masculino, e de Hugo Feliciano, diretor-desportivo do futebol feminino. “O André Sabino ficou com a equipa principal e com os Sub-23 e os resultados estão à vista de todos. Os resultados do Torreense na Liga 2 esta época superaram as expetativas. E a ambição é a subida à Liga Portugal. Aliás, o discurso do investidor sempre apontou para isso”, reconhece.

Equipa de Sub-23, treinada por Luís Tralhão, conquistou a Liga Revelação 2024/25

Já no futebol feminino, Luís Cristóvão realçou a aposta do clube no mercado da América. “O clube tem tido sempre plantéis fortes, com o investimento a ser canalizado para o mercado da América do Norte, de onde chegaram jogadoras que já rumaram a clubes de maior dimensão. Mas também brasileiras”, diz. Não foi, por isso, estranho que o Torreense tenha contado com cinco jogadoras norte-americanas na recente conquista da Taça de Portugal e o primeiro golo fosse da autoria da brasileira Janaina Weimer.

E há um nome que merece, então, maiores elogios. “A equipa deu um claro salto de qualidade após a chegada do treinador Gonçalo Nunes. Os treinos mostravam outro tipo de conteúdo e houve uma evolução clara na forma de jogar”, explica. Acrescentando que “a equipa já tinha ganho ao Sporting no campeonato e ao SC Braga na Taça.” Faltava, então, bater o Benfica. O que aconteceu em pleno Jamor.

Salomé Prat fez o golo da vitória do Torreense sobre o Benfica na Final da Taça de Portugal

O registo incrível do Futsal Feminino

Além disso, a equipa feminina de futsal sagrou-se campeã da 1ª Distrital da AF Lisboa, com 22 vitórias em… 22 jogos e um registo de 150-9 em golos. Na Taça de Portugal, perdeu nas meias-finais, diante do Nun’Álvares, que terminou em 2º lugar na Fase Regular da Liga de Futsal, só atrás do Benfica. Equipa que, recorde-se, o Torreense defrontou na época passada na final, saindo derrotada por 8-0.

Sub-23 servem de apoio à equipa principal

O Torreense definiu, então, a subida à Liga Portugal como prioridade para 2025/26 e até há elementos dos Sub-23 que podem reforçar a equipa principal. “O clube já está a renovar com o núcleo duro do plantel, casos do Vasquez ou do Pozo, mas precisa de reforçar a equipa para alimentar as aspirações de subida. Nos Sub-23 poderá haver um ou outro elemento que possa reforçar os seniores. “Diria que o Arielson ou o Kaiki mostram nível suficiente para integrarem o plantel. Mas é preciso haver, realmente, alguns reforços com rodagem de 2ª ou, até, 1ª Liga.”

Realçando a intenção do clube em reforçar a aposta eclética, o jornalista e sócio do clube refere, ainda, que “há outras modalidades a ganhar espaço no clube” e a aposta feita pelo investidor levou o Torreense “para um patamar inédito”. A subida à 1ª Liga, meta que o clube assumirá com o recém-contratado técnico Vítor Martins (ex-Feirense) irá atrair mais adeptos e reforçar o orgulho do Oeste.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...