Podem só ter decorrido duas jornadas na prova, mas Vasco Botelho da Costa está à beira do melhor arranque de sempre do Moreirense na Liga. O recorde de seis pontos, consequentes de duas vitórias consecutivas, imposto na última temporada, já foi igualado pelo técnico estreante. Mas o treinador que promoveu o Alverca na época passada pode voltar a ser notícia pelas melhores razões. Se hoje o Moreirense pontuar no sempre quente dérbi do Minho frente ao Vitória SC, o novo treinador dos cónegos faz história no clube. Vasco Botelho da Costa à beira do melhor arranque de sempre do Moreirense na Liga.
O recorde dos cónegos à segunda jornada era de seis pontos (ou seja, duas vitórias), o que aconteceu pela primeira vez na última época. Mas já foi, então, igualado em 2025/26. A verdade é que o Moreirense nunca teve mais do que seis pontos depois de jogar a terceira jornada. O recorde que pode ser alcançado este fim-de-semana é a chegada aos sete ou nove pontos depois do dérbi – caso empate ou vença o jogo, respetivamente.
Os cónegos podem fazer história depois de um arranque que promete uma temporada ambiciosa. A vitória inaugural (2-1) ao Alverca ao cair do pano ainda criou algumas dúvidas aos adeptos. Mas a posterior deslocação vitoriosa aos Açores – 1-0 ao ‘europeu’ Santa Clara – confirmou, então, que o Moreirense de Vasco Botelho da Costa promete lutar, de novo, pelos lugares cimeiros da tabela.
Além da potencial nova marca de pontos registados à terceira jornada, o Moreirense pode alcançar, então, outras marcas dignas de registo após os três primeiros jogos na Liga.
Nomeadamente a nível defensivo. Na época 2016/17, o Moreirense contava apenas dois golos sofridos após a conclusão da 3ª jornada. Nessa altura, os cónegos eram, então, orientados por Pepa. Se não sofrer golos frente ao Vitória SC, a equipa de Vasco Botelho da Costa apresentará o melhor registo defensivo da história do clube nesta fase do campeonato.
Se no ataque, o recorde à 3ª jornada (seis golos marcados em 2024/25) parece difícil de bater (tem três golos marcados), já a nível individual, Schettine pode estabelecer uma nova marca. Atualmente, o brasileiro soma dois golos em duas jornadas e está a um de Luis Asué, que fez três em outras tantas jornadas de 2024/25. Já em caso de vitória no dérbi minhoto, o Moreirense fica apenas a uma da melhor sequência de jogos ganhos na Primeira Liga do clube. Em 2018/19, a equipa de Ivo Vieira somou três vitórias consecutivas – frente a Marítimo, Benfica e Portimonense.
Mas o número máximo de vitórias em sequência é quatro. Alcançado, então, em 2023/24, sob o comando de Rui Borges, diante de Portimonense, Vizela, Casa Pia e Estoril. Pouco mais de dois meses depois de assinar contrato, Vasco Botelho da Costa está à beira do melhor arranque de sempre do Moreirense na Liga.