
Carmelo Anthony chegou à liga americana proveniente da Syracuse Orange University, sendo ainda hoje o melhor jogador formado nessa mesma universidade, tendo-a liderado ao seu primeiro campeonato da NCAA, basquetebol universitário. Mais de 20 anos depois, Carmelo entra para o Hall of Fame da NBA.
Com as suas médias elevadas e as conquistas que tinha atingido em Nova Iorque, muitos críticos viam-no como a segunda escolha do draft, sendo apontado aos Detroit Pistons, que decidiram selecionar o poste Darko Milicic, um jogador de grande estatura que encantava no basquetebol Sérvio e Europeu.
Surgiram então os Denver Nuggets com a terceira escolha, mas a formação de Colorado, não deixou fugir o jovem natural de Brooklyn.
Em Denver, Carmelo tornou-se um dos melhores da liga. Durante sete épocas e meia, o ala americano, somou sempre médias muito elevadas, tendo conquistado mais de 20 pontos em todas as temporadas, e pelo menos cinco ressaltos de média, ao longo dos mais de 500 jogos que efetuou durante este período.
No seu segundo ano, a equipa de Colorado, chegou aos playoffs, com um recorde de 50 vitórias e 37 derrotas ao longo da temporada regular, no entanto acabou por cair com os Minnesota Timberwolves, de Kevin Garnett.
No ano seguinte, voltaram a sofrer a mesma maldição. Acabaram por cair para os campeões San Antonio Spurs, de Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginóbili, na primeira ronda.
Este sentimento repetiu-se ano após ano, até que em 2009, a equipa orientada por George Karl, passou todas as fases até cair nas finais da conferência oeste, para os Los Angeles Lakers, de Kobe Bryant.
Cansado do sabor amargo do fracasso, Carmelo acabou por ser trocado em 2011 para o Madison Square Garden. Aí defendeu as cores dos New York Knicks durante seis temporadas e meia.
Ao longo desta época, Melo, disputou os playoffs três vezes consecutivas (2011, 2012 e 2013), mas nunca conseguiu ir além da segunda fase. O “quase” foi sempre uma palavra de ordem na carreira do ala americano que nunca conseguiu sagrar-se campeão da NBA, em toda a sua carreira. O único título que teve oportunidade de levantar foi o de campeão olímpico, ao serviço da seleção americana nos jogos do Rio em 2016.
Após a saída de Nova Iorque em 2017, seguiram-se passagens por diferentes equipas da conferência oeste. Primeiro Oklahoma, depois Houston, logo a seguir Portland e por fim o último destino da carreira do já experiente jogador.

Chegou, então, a Los Angeles no verão de 2021 para realizar o desejo de vários fãs do desporto. Eles sonhavam vê-lo a competir lado a lado com o rival LeBron James. Apesar de todos os grandes nomes envolvidos no projeto daquele ano, Carmelo voltou a não conseguir obter sucesso. A má forma de Russel Westbrook, as lesões do poste Anthony Davis e a incapacidade defensiva da equipa fizeram-se sentir negativamente.
Agora, Carmelo Anthony irá entrar para o Hall of Fame da NBA. Apesar de ter-se retirado do desporto sem qualquer título, o ala americano de 40 anos será sempre recordado. Ele será lembrado como um dos melhores pontuadores de sempre do início do século XXI.






