A história do Bruno’s Magpies tem todos os condimentos que agarram um bom leitor. Desde logo, tudo começou, então, num bar, ou num pub como os ingleses costumam dizer. Em 2013, Louis Perry, antigo jovem jogador das camadas jovens do Portsmouth, viu a família mudar-se para Gibraltar. E após as tentativas falhadas em jogar num clube… resolveu fundar o seu próprio clube aos 18 anos. Desde então, e com a ajuda preciosa de Mick Embleton, ferrenho adepto do Newcastle United, bem como do Bruno’s Bar & Restaurant, bar da avó, que concordou em patrocinar a equipa, o sonho concretizou-se. Bruno’s Magpies – o novo sonho europeu de um clube que começou num pub.
Louis Perry falou com a Federação de Futebol de Gribraltar e ficou a saber o que seria preciso para fundar o clube. Nada mais do que 500 libras para inscrever a equipa e mais 500 libras para a equipa de reservas. Estava criado um problema. Mas nada que travasse Perry. Encontrou-se com Mick Embleton, um investidor que visitava amiúde o bar, que aceitou financiar a inscrição e ser o treinador da equipa. Mas com uma condição: o equipamento teria de ser listado a preto e branco, ou não fosse ele um ferrenho adepto do Newcastle United. E chamar-se-ia Bruno’s Magpies. Fechado!
“No começo, não sabíamos como conseguir jogadores, então eu ia ao bar com o Mick e abordava qualquer um que parecesse relativamente em forma e perguntava se jogava futebol”, disse Louis, numa entrevista concedida ao jornal digital Newcastle World. “Estávamos a fazer testes na praia porque só havia dois campos”, acrescentou.
Até Louis jogou na equipa, até sofrer uma lesão grave em 2016. Os reforços eram contratados em pleno bar da avó de Louis Perry, mas o clube foi sempre crescendo de forma sustentada.
Até que, em 2018/19, acontece a primeira grande época do clube: conquista da 2ª divisão de Gibraltar e da Taça de Gibraltar. E este sucesso teve muitos nomes, mas um especial. O de Haig Oundjian, antigo patinador artístico inglês que esteve em vários Jogos Olímpicos, e que deixara o Watford para se tornar vice-presidente e diretor do futebol do Bruno’s Magpies. A partir dali seria sempre a crescer.
E a história tem confirmado esse crescimento. Com a conquista da Rock Cup em 2023 e a Supertaça na época seguinte, sob o comando de Nathan Rooney, o clube subiu patamares. E em quatro épocas já foi… quatro vezes à Conference League. Na época passada, o clube que foi um sonho de Louis Perry superou, pela primeira vez, uma eliminatória da UEFA, ao afastar o Derry City, antes de ser eliminado pelo Copenhaga na 2ª ronda.
Mas hoje, dia 17 de julho de 2025, a história pode repetir-se. O Bruno’s Magpies, agora treinado pelo neerlandês Youri Loen, perdeu 3-2 em casa com os estónios do Paide LM, mas pode hoje inverter a eliminatória e seguir em frente. O jogo, da 1ª Pré-eliminatória da Conference League, está, então, agendado para as 17h30 portuguesas.
O crescimento do Bruno’s Magpies em Gibraltar é incrível e será de esperar que, nas próximas épocas, o clube se torne no principal rival do Lincoln Red Imps na luta pelos campeonatos. E as presenças europeias serão, então, cada vez mais uma constante. O sonho de Louis Perry é hoje uma realidade e um verdadeiro legado. Bruno’s Magpies – o novo sonho europeu de um clube que começou num pub.