Dar tudo para chegar à Liga 3

CraquesCraquesFutebol6 meses atrás160 Visualizações

Este domingo, começa a fase de subida do Campeonato de Portugal. Dividida em dois grupos com quatro equipas, a luta pela promoção ao terceiro escalão do futebol português promete muita emoção dentro e fora dos relvados portugueses.

Ao fim de 26 jornadas da fase regular do Campeonato de Portugal (CP), apuraram-se oito equipas que têm a ambição de alcançar a terceira divisão do futebol português. Para esta fase de subida foram, então, classificadas as duas primeiras equipas das quatro séries da ronda regular. E o pensamento das equipas é só um. Dar tudo para chegar à Liga 3.

Num novo mini-campeonato decisivo, as oito equipas, divididas em dois grupos, vão, então, jogar entre si a duas voltas. Apuram-se para a Liga 3 os dois primeiros de cada grupo, sendo que os primeiros classificados ainda têm direito a uma final no Estádio do Jamor, para se determinar o campeão do CP.

Leça FC, Vitória SC B, AD Marco 09 e USC Paredes disputam a Série A. Já na Série B encontram-se O Elvas, Lusitano de Évora, Amora FC e CD Fátima.

Série A

Leça FC

A equipa de Leça da Palmeira foi a formação terminou a fase regular com mais pontos, dentro deste primeiro grupo, com 62. Esta pontuação resultou, então, de 19 vitórias, cinco empates e duas derrotas, em 26 jornadas. A equipa comandada por Filipe Mesquita, de 40 anos, marcou 52 golos (16 da autoria de Pedro Martelo), o melhor ataque deste grupo 1, e sofreu 17. Apesar da fase menos positiva em dezembro – em três jogos, perdeu dois e empatou um -, o Leça voltou, então, a disparar em 2025: 10 vitórias em 12 jogos. Dito isto, o Leça ainda não perdeu em 2025.

Vitória SC B

A equipa comandada pelo jovem Gil Lameiras, de 31 anos, terminou a Série A com 17 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. A chave do sucesso vimaranense esteve, então, na consistência, mesmo tendo de ceder vários jogadores à equipa principal. O Vitória SC B começou a época com duas derrotas mas conseguiu, depois, uma das grandes sequências de todo o CP: de 10 de novembro (9.ª jornada) até 29 de março (24.ª jornada), não sofreram qualquer derrota. Foram, então, 16 jogos sem perder, tendo a equipa vencido 12 e empatado quatro. Nesta sequência, o Vitória B bateu, então, o Paredes, que também está na fase de subida.

AD Marco 09

Liga 3 à vista em Marco de Canaveses

A equipa, que foi comandada por Nuno Pedro e Pedro Barroso, teve um início de época pouco fulgurante. A acumulação de empates e derrotas na primeira metade da época também não facilitou o caminho. Mas, depois disto, a fase regular terminou da melhor forma – oito jogos seguidos sem perder e três vitórias consecutivas a fechar. A equipa do Marco 09 só se classificou, então, na última jornada, com um triunfo, por 2-0, em Santa Maria das Lamas, depois de uma dura batalha durante várias jornadas com o Salgueiros. Bruno Guimarães bisou, então, no jogo decisivo e Marco de Canaveses entrou em festa.

USC Paredes

O primeiro ano de Tarantini como treinador principal não podia estar a correr melhor. Com 52 pontos e um score de 51-21 em golos, o Paredes conseguiu apurar-se para a Fase de Promoção, especialmente devido a uma segunda metade de época de luxo: 8 vitórias em 13 jogos. Só por uma vez nesta temporada perdeu duas vezes consecutivas – frente a Rebordosa e Vitória B, em fevereiro –, mas terminou a fase regular num grande momento: 4 vitórias em 5 jogos. Só abrandou (empatou) na última jornada, quando já tinha o apuramento no bolso.

Série B

O Elvas

O Elvas não chegou à fase de subida por acaso. A equipa, então comandada na Fase Regular por Pedro Hipólito, ganhou 20 jogos, empatou cinco e só perdeu um. Os 65 pontos acumulados foram o máximo atingido entre as 56 do Campeonato de Portugal, tendo apenas caído diante do União 1919, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, à 7.ª jornada. Depois disso somou 19 jogos sem perder, tendo terminado a fase regular com cinco vitórias seguidas. Com 10 golos sofridos, O Elvas teve, então, a melhor defesa do CP e será, agora na fase de subida, dirigido por Bruno Dias.

Lusitano de Évora

O líder da Série D, por um ponto de diferença, fez uma campanha muito boa, mesmo depois de ter começado a temporada com alguns deslizes. A equipa eborense, comandada por Pedro Russiano, tem a maior diferença de golos positiva de todo o Campeonato de Portugal: 43 (57-14). Em 2025, os verdes e brancos começaram, então, com duas derrotas, mas depois seguiram-se 11 jogos sem perder, nos quais obteve nove vitórias. Miguel Lopes, melhor marcador e jogador com mais partidas efetuadas, destacou-se dos demais companheiros de equipa.

Amora FC

A formação da Margem Sul do Tejo, comandada por Miguel Valença, não demorou a mostrar as suas intenções esta época: voltar rapidamente à Liga 3. Com um percurso consistente – entre a 8ª e a 21ª jornadas, não perdeu qualquer jogo – o Amora acabou por perder apenas três vezes. Desde 3 de novembro, a equipa da Medideira só perdeu, então, um jogo e ganhou 13 (em 19), mostrando, claramente, ser uma equipa capaz de discutir a Fase de Subida. João Oliveira, com 12 golos, é o melhor marcador de uma equipa que tem vários jogadores habituados a jogar nas divisões inferiores do futebol português.

CD Fátima

A equipa de Gonçalo Carvalho apurou-se, então, para a Fase de Subida com 49 pontos (o menor número entre os apurados) e com a segunda melhor defesa – 12 golos sofridos -, só atrás de O Elvas. Neste capítulo brilhou o guarda-redes Martim Duarte. Os atuais campeões distritais de Santarém estão pela primeira vez nesta fase de subida, graças a uma consistência demonstrada durante a larga maioria da temporada. A vitória caseira sobre o Arronches e Benfica, por 1-0, na penúltima jornada da Fase Regular terá, então, sido determinante para o apuramento, dado que o adversário terminou… um ponto atrás dos grenás na classificação.

A 1.ª jornada da fase de subida

Já é conhecida a calendarização da fase de subida do Campeonato de Portugal. A primeira jornada vai começar já no domingo, dia 27 de abril.

Série A: Vitória B vs Paredes / Leça vs Marco 09
Série B: Lusitano de Évora vs Fátima / O Elvas vs Amora

Todos os jogos estão agendados para as 16 horas.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...