Terminada a época desportiva, os vencedores recebem as respetivas medalhas e, por vezes, constam nomes que muitos não esperavam ver. João Pereira, que comandou a equipa principal do Sporting nos últimos dois meses de 2024, está na lista de vencedores desta época histórica dos leões, que acabou com uma dobradinha 23 anos depois. Além dos primeiros dois títulos enquanto treinador, João Pereira também fez parte do projeto de subida do Sporting B à Liga Portugal 2. E, por fim, na Turquia, onde agora é treinador do Alanyaspor, assegurou a manutenção da equipa quando ainda falta disputar a derradeira jornada do campeonato. O nome de João Pereira está nas medalhas da época.
João Pereira teve uma passagem infeliz pela equipa principal do Sporting, mas não deixou de ter influência tanto na conquista do bicampeonato como na da Taça de Portugal. Com o antigo lateral-direito ao comando da equipa, o Sporting ganhou um jogo (3-2 ao Boavista) e empatou outro (0-0 com o Gil Vicente) em 4 jogos, amealhando 4 pontos, decisivos para a conquista do ‘bi’, pois sem esses pontos, os leões teriam terminado a Liga Portugal em 2º lugar.
Já na Taça de Portugal, o Sporting de João Pereira superou duas eliminatórias. Goleou o Amarante, por 6-0, na estreia do técnico e eliminou o Santa Clara, em Alvalade, com vitória por 2-1 no prolongamento.
Ainda que, no saldo global da passagem, o registo tenha ficado aquém das expetativas – 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas – o treinador português, de 41 anos, acabou por deixar a sua marca na dobradinha do Sporting em 2024/25.
João Pereira iniciou a época na equipa B do Sporting e cumpriu, de forma consecutiva, as 11 primeiras jornadas da Fase Regular da Série B da Liga 3. Depois da experiência menos conseguida na equipa principal dos leões, voltou à casa de partida para comandar as últimas 3 jornadas da Fase Regular da Liga 3, além das primeiras 6 rondas da Fase de Subida.
No fim de contas, o Sporting B, mais tarde comandado por João Gião, assegurou a subida à Liga 2 mas contou com a participação de João Pereira em 20 jogos. Nestes, o agora técnico do Alanyaspor somou 7 vitórias e 9 empates, além de sofrer 4 derrotas.
João Pereira representou o Trabzonspor entre 2016 e 2020, tendo saído da Turquia para regressar ao Sporting de Ruben Amorim ainda enquanto jogador. Fez, por isso, parte do plantel que se sagrou campeão nacional em 2020/21.
Agora, quatro anos depois, o técnico voltou a um país que já conhecia para comandar os destinos do Alanyaspor. E o cenário não era agradável: o clube de Alanya tinha apenas 4 pontos de avanço para a zona de descida, quando faltavam 10 jornadas para disputar.
E o arranque foi difícil: três derrotas nos primeiros quatro jogos deixaram o Alanyaspor em situação aflitiva. Um ponto separava-o da a zona perigosa da tabela. Contudo, João Pereira conseguiu inverter o rumo da equipa e somou, então, duas vitórias e dois empates nos 4 jogos seguintes. Registo que lhe permitiu assegurar a permanência quando ainda falta disputar uma jornada.
Nos 8 jogos ao comando da equipa turca, João Pereira somou 11 pontos, fruto de 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. E, a uma jornada do fim, o Alanyaspor já assegurou a presença na Superliga Turca em 2025/26. O nome de João Pereira está, então, nas medalhas desta época.