
Elétrico Futebol Clube e Futebol Clube Mosteirense estão a protagonizar um dos mais escaldantes finais de época já vistos. Ambos candidatos ao título, ambos finalistas da Taça e ambos presentes, hoje, na Supertaça de Portalegre. A rivalidade vai ao extremo em Portalegre.
As duas equipas do Norte do Alentejo já têm troféus na conta esta temporada e vão, então, disputar o último duelo. O Elétrico venceu a AF Portalegre Liga Maxfinance Interior e a Taça de Honra, enquanto o Mosteirense conquistou Taça Comendador António Costa. O mais impressionante é que estas últimas decisões foram jogadas frente-a-frente: a última jornada da liga, a final da Taça… e agora a Supertaça.
Nenhuma equipa quer estar fora das decisões, mas estes dois clubes levaram, então, esta velha máxima ao extremo. Especialmente o Elétrico, que conseguiu marcar presença em todas as frentes da presente temporada portalegrense.
Esta luta ‘tête-à-tête’ foi mais evidente na Liga e na Taça Comendador António Costa, e agora na Supertaça, porque o troféu saiu e vai, então, voltar a sair depois de um Elétrico-Mosteirense. Última jornada do campeonato (dia 04/05) que definiu o campeão e promovido ao Campeonato de Portugal (Elétrico); a final da Taça (dia 11/05) que só foi ganha nos penáltis (Mosteirense); e, por último, a Supertaça (hoje, às 15h00).

No campeonato, a última jornada, disputada no primeiro fim-de-semana de maio, tinha duas equipas que podiam alcançar o título. Curiosamente, esses dois emblemas foram adversários diretos e foi o Elétrico quem saiu a sorrir com o troféu na mão, depois de vencer 4-2, em casa, e alcançar 25 pontos.
A final da Taça Comendador António Costa, jogada uma semana depois, voltou a opor estas duas formações. Desta vez o resultado não foi tão expressivo, tendo terminado 1-1 no tempo regulamentar. Já na decisão por grandes penalidades o jogo pendeu para a equipa de Mosteiros (vitória por 4-3).

A Supertaça, que vai encerrar a temporada no distrito de Portalegre, assinala o terceiro jogo entre o Elétrico e o Mosteirense em três semanas, sem que outras equipas se tenham intrometido no calendário de ambos.
O jogo que vai cortar a meta pode culminar na supremacia do Elétrico, treinado por Emanuel Baleizão, uma vez que será o terceiro troféu na época. Ou então irá equilibrar as festas pois, se o Mosteirense, comandado por Ricardo Rainho, vencer, iguala o número de troféus dos rivais esta temporada. Já ninguém pode fazer o pleno.







