
Willian Carioca já é um nome bem conhecido para os adeptos do futsal em Portugal. A jogar no nosso país desde 2017/18, o pivot, nascido no Rio de Janeiro, tem sido uma máquina de fazer golos. Estreou-se no Unidos Pinheirense, mudou-se na época seguinte para o Modicus, onde jogou três épocas, e em 2021 assinou pela Quinta dos Lombos. E sempre com números dignos de elogios. Esta época, terminou a Fase Regular da Liga com 18 golos, os mesmos de Sokolov (Sporting). Mas, no total da época, leva 22 e está apenas a 3 do seu melhor registo numa só temporada. Willian Carioca – o bombardeiro de Carcavelos.
Depois da época de estreia, em 2016/17, Willian Carioca transferiu-se para o Modicus, uma das melhores equipas de futsal em Portugal naquela altura. Jogando ao lado de craques como Joel Queirós, Gabri ou Fábio Lima, o pivot brasileiro destacou-se, ao apontar 24 golos, em 2018/19. Nessa época, foi o segundo melhor marcador da equipa no campeonato, ficando atrás do veterano Joel Queirós (31 golos), mas obteve o maior registo goleador da sua carreira.

Ainda assim, na época seguinte, Willian Carioca sagrou-se o melhor marcador do Modicus na temporada. Fruto de 22 golos apontados em todas as competições, mais cinco do que Fábio Lima e dez do que Joel Queirós, este já com 38 anos. E nem sequer foi um dos cinco mais utilizados da equipa então orientada por Ricardo Ferreira.
A Quinta dos Lombos joga amanhã, às 11h00, o primeiro jogo dos quartos-de-final (à melhor de três) frente aos Leões de Porto Salvo e Willian Carioca chega a esta fase como o melhor marcador da competição. Leva 18 golos, tantos quantos marcou o russo Anton Sokolov, do Sporting.
E o próximo duelo entre os maiores goleadores da fase regular pode acontecer nas meias-finais do campeonato, caso ambas as equipas ultrapassem, então, os quartos-de-final. A Quinta dos Lombos (5º) defronta uma equipa que até ficou à sua frente na classificação (Leões Porto Salvo ficou em 4º), enquanto o Sporting de Nuno Dias, líder da fase regular, discutirá a passagem às ‘meias’ com a equipa de Ferreira do Zêzere.
Com 18 golos em 18 jogos no campeonato, Willian Carioca terminou a Fase Regular com o mérito de ter marcado a todos os adversários. E, mais do que isso, brilhou frente a várias equipas de topo.

Willian Carioca bisou no empate (5-5) da Quinta dos Lombos em casa do campeão Sporting e repetiu o feito contra o Benfica, embora com desfecho mais positivo. A equipa de Cascais ganhou esse jogo, em casa, por 4-3. Mas há mais. O bombardeiro de Carcavelos também fez dois golos no triunfo caseiro sobre o Sp. Braga (5-3). No total, o pivot natural do Rio de Janeiro apontou 6 bis no campeonato.
Já frente aos Leões de Porto Salvo, Carioca só fez um jogo e marcou um golo mas a Quinta dos Lombos saiu derrotada desse encontro por… 4-1. Além disso, a formação orientada por Jorge Monteiro foi, também, goleada no outro desafio com o adversário de amanhã (2-6). Pelo que Willian Carioca já se prepara para uma desforra…







Wanderley alves
Jogador competitivo, independente da equipe onde esteja jogando, inteligente, com uma rapidez de raciocínio ímpar, consegue sempre estar bem colocado e construir as jogadas de forma simples e objetiva.