O ano de 2025 do Óquei Clube de Barcelos pode ficar escrito a ouro na história do clube. Depois de ter ganho a Liga dos Campeões – na final, diante do FC Porto – o clube minhoto pode, então, tornar-se campeão nacional, precisando, para isso, de ultrapassar o FC Porto na final à melhor de 5.
A equipa comandada por Rui Neto nunca viveu uma temporada assim. Recorde-se que, em 1990/91, ano da conquista da primeira Champions, o clube barcelense não foi, então, campeão nacional. Óquei de Barcelos à beira de época inédita.
Esta é a primeira vez que a equipa de Luís Querido e companhia chega à final do campeonato, dado que até 2019/20 a liga funcionava apenas por pontos corridos. Depois de ter acabado a fase regular do campeonato em quarto lugar, o OC Barcelos eliminou dois crónicos candidatos: Oliveirense e Benfica.
Os ‘quartos’, disputados frente à equipa de Oliveira de Azeméis, foram à melhor de três jogos. E tudo terminou com 2-1, com o derradeiro jogo em Barcelos (4-2). Já nas meias-finais, frente ao Benfica, à melhor de 5, não foi preciso ir à ‘negra’. Após ter começado a perder a eliminatória, seguiram-se, então, três vitórias (a segunda, na Luz, através das grandes penalidades) que consumaram a passagem à final.
A final do campeonato 2024/25 será, então, frente ao FC Porto, na final à melhor de 5 (jogos a 14, 18 e 22 de junho). O primeiro jogo vai ser em Barcelos e, se for necessário, a ‘negra’ também. O que pode ser uma vantagem para a formação minhota.
Vinte e quatro anos depois, o Óquei Clube de Barcelos vai tentar sagrar-se campeão nacional – ganhou em 1992/93, 1995/96 e 2000/01 – e poderá, pela primeira vez, ganhar, então, campeonato e Champions na mesma época.