Mais Atletismo – Opinião por Domingos Castro

Este foi um fim-de-semana, mais um, com resultados muito bons para o atletismo nacional.

Portugal esteve ao mais alto nível nos Campeonatos da Europa VIRTUS, em Génova, Itália, com a conquista do título europeu coletivo nos 10 km e na meia-maratona, e ainda com títulos individuais obtidos por Cristiano Silva Pereira e por Cristiano Pereira.

Por outro lado, nos Campeonatos da Europa de Estrada, em Bruxelas, Bélgica, conseguimos um quarto lugar por equipas na maratona, com grandes prestações dos atletas Rui Pinto (que foi 8.º classificado), Solange Jesus (6.ª classificada); Mariana Machado, nos 10 km, obteve um 4.º lugar a poucos segundos do recorde nacional desta distância e ficou muito, muito perto da medalha de bronze. Na meia-maratona, por equipas, a nossa Seleção obteve a 5.ª posição em masculinos e femininos, onde Susana Godinho foi 6.ª classificada.

Nestes Campeonatos da Europa de Estrada, os primeiros que se realizaram, ficámos muito perto dos lugares de pódio. É preciso, pois, continuar a trabalhar para dar cada vez mais condições a estes atletas e apostar em equipas fortes, candidatas a medalhas. Esta Seleção, composta por misto de jovens e elementos mais experientes que contribuem para a aprendizagem dos primeiros, protagonizou uma boa prestação coletiva, e também individual, sendo que, para muitos atletas, foi uma nova experiência, conseguindo lugares coletivos e individuais que, mesmo sem medalhas, nos enchem de orgulho.

Não posso deixar de destacar e agradecer a toda a comitiva o ambiente vivido em Bruxelas. Construímos um relacionamento muito bom entre todos, com os atletas a demonstrarem orgulho e responsabilidade em representação do nosso País. Estamos, pois, finalmente a trabalhar em equipa, e a correr para o mesmo lado.

Esta prova teve uma configuração muito interessante. Juntou a elite aos runners e o resultado foi espetacular. Tratou-se de um desafio muito grande logisticamente, mas estava tudo muito bem organizado. Os runners puderam estar com os seus ídolos e os atletas de elite beneficiaram com o entusiasmo e apoio dos restantes intervenientes, o que proporcionou uma maior motivação durante toda a competição. Foi um ambiente espetacular!

Uma palavra, ainda, para os campeões VIRTUS, para dar conta que sou adepto incondicional do Atletismo Adaptado e estamos, na Federação Portuguesa de Atletismo, a fazer tudo o que está ao nosso alcance para garantir cada vez mais e melhores condições para o seu desenvolvimento.

As competições, em contexto de Seleção, são sempre de grande nível competitivo, de grande prestígio e Portugal merece ser representado pelos melhores dos melhores. É esse o caminho que temos seguido e vamos continuar a defender. Para que todos se orgulhem em ser portugueses e em representar Portugal.

Um comentário

(Esconder Comentários)
  • Anónimo

    Abril 16, 2025 / at 11:47 amResponder

    Orgulho na nossa seleção 🇵🇹🤗

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...