Bê Martins, português de 35 anos que atualmente representa o Nápoles, foi eleito ontem como o melhor jogador de futebol de praia do mundo em 2024. A distinção foi entregue na Gala Beach Soccer Stars, que decorreu na cidade espanhola de Cádiz, onde o atleta português superou a concorrência do compatriota Jordan Santos e do brasileiro Rodriguinho. Bê Martins recebeu, então, este prestigiado prémio pela segunda vez, uma vez que já fora, também, distinguido em 2022. Com esta conquista, o internacional português iguala, então, o anterior recordista Madjer, que vencera o galardão em 2015 e 2016. Bê Martins no topo do mundo pela segunda vez.
“Nunca pensei vencer uma vez, quanto mais duas”, declarou Bê Martins, visivelmente emocionado durante a cerimónia.
O jogador fez questão de agradecer aos companheiros de equipa e destacou a importância de ter o irmão presente nesta conquista, algo que não aconteceu na primeira vez.
A noite foi particularmente feliz para o futebol de praia português. Pedro Mano ganhou o prémio de melhor guarda-redes do mundo em 2024. Superou, assim, o brasileiro Bobô e o suíço Eliott Mounoud. Esta foi a primeira vez que o guardião de 29 anos recebeu esta distinção.
O domínio português estendeu-se ainda ao melhor cinco do ano, o qual incluiu quatro portugueses. Além de Bê Martins e Pedro Mano, também Jordan Santos e Léo Martins integraram esta equipa ideal, completada pelo brasileiro Rodriguinho.
Este reconhecimento confirma, então, Portugal como uma das principais potências mundiais da modalidade. A nossa seleção já venceu 3 Campeonatos do Mundo, 7 Mundialitos, 7 Taças da Europa e 6 Ligas Europeias.