Bebé – a promessa que nunca se afirmou

CraquesCraquesFutebol3 meses atrás63 Visualizações

Tiago Manuel Dias Correia, mais conhecido como Bebé, nasceu em Lisboa, e após crescer na Casa do Gaiato, instituição para crianças desfavorecidas na freguesia de Loures, deu os primeiros passos no clube local. A ascensão foi rápida e, de repente, Bebé viu-se no poderoso… Manchester United. A queda foi abrupta mas o avançado ainda encontrou maneira de ser feliz no futebol…

Bebé fez grande parte da sua formação no Grupo Desportivo de Loures. Porém, o seu talento chamou a atenção durante o European Street Football Festival, um torneio organizado para pessoas em situação de sem-abrigo. A sua memorável prestação no torneio valeu-lhe uma oportunidade no Estrela da Amadora, onde veio a estrear-se como profissional na temporada 2009/10. Após destacar-se no clube tricolor, Bebé transferiu-se para o Vitória SC, em julho de 2010.

O avançado foi, contudo, contratado pelo Manchester United por 8,8 milhões de euros, sem sequer fazer um jogo oficial pelo clube minhoto. Uma transferência que teve tanto de admiração como de imprevisível. 

Nessa temporada, 2010/11, somou sete partidas oficiais ao serviço dos Red Devils, tendo anotado três golos. Apesar de serem números promissores para uma jovem promessa que tinha vindo diretamente das divisões inferiores do futebol português, a adaptação à Premier League revelou-se bastante complicada. Sem espaço no plantel de Alex Ferguson, Bebé foi sucessivamente emprestado.

Primeiro ao Besiktas, depois ao Rio Ave, e por último ao Paços de Ferreira, onde teve a sua melhor temporada na carreira, anotando 13 golos e uma assistência. Terminados estes empréstimos, o United resolveu aceitar, então, uma proposta do Benfica e fez regressar Bebé a Portugal.

Um Rayo de esperança

Bebé não conseguiu convencer os mais céticos durante a passagem pelo Benfica e a solução encontrada foi a mesma de sempre: empréstimos. Depois de Córdoba, Rayo Vallecano e Eibar, o clube dos arredores de Madrid resolveu apostar no avançado em 2018/19 e terá sido mesmo o Rayo Vallecano o clube de afirmação de Bebé.

Bebé deixou o Rayo Vallecano no verão de 2024 após oito épocas no clube de Vallecas

Ao todo, o avançado português apontou, então, 21 golos em 170 jogos pelo clube de Vallecas, mostrando ser um elemento preponderante. Mesmo tendo sofrido uma lesão grave ao serviço do clube, que o obrigou a estar parado durante aproximadamente um ano.

Bebé encontrou, finalmente em Madrid, alguma estabilidade. Representou o Rayo Vallecano durante sete temporadas seguidas (oito no total) e a sua melhor temporada foi em 2020/21. Fez sete golos e duas assistências em 29 partidas.

Atualmente, aos 34 anos, Bebé representa, então, o UD Ibiza, clube que luta pelo regresso ao segundo escalão do futebol espanhol. O avançado, que chegou ao clube em janeiro deste ano, é um habitual titular e já soma 5 golos e 3 assistências em 12 jogos. O golo que deu a vitória frente ao Fuenlabrada, no dia 27 de abril, correu Mundo.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...