O Mirassol Futebol Clube é a grande surpresa do Brasileirão 2025 e logo em ano de estreia entre os grandes do futebol brasileiro. O clube modesto de São Paulo tem feito uma trajetória ascendente desde 2020 para cá, tendo subido desde a Série D até à Série A em 5 anos. E agora atravessa uma excelente fase no Brasileirão. A equipa de Rafael Guanaes está, então, há 8 jogos seguidos sem perder no Brasileirão e tem apenas duas derrotas em 15 jornadas que disputou no campeonato. O momento mais alto do clube surge, precisamente, no ano em que o Mirassol vai cumprir 100 anos, no próximo dia 9 de novembro. Com um plantel avaliado em 20M€, o valor mais baixo de uma equipa na liga, o Mirassol brilha no Brasileirão em ano de centenário.
E se o Mirassol está a dar que falar na sua época de estreia no Brasileirão, importa olhar para o percurso ascendente que o clube mostra desde 2020. Nesse ano, devido à pandemia Covid-19, as finais foram disputadas no início de 2021. E o Mirassol, ao chegar às meias-finais da Série D, garantiu desde logo a presença na Série C. Mas fez mais: a 6 de fevereiro de 2021, venceu o Floresta-CE por 2-0 no agregado das duas mãos da final e sagrou-se campeão da Série D. Era, então, o primeiro título oficial do clube.
Em 2021, garantiu a permanência na Série C mas, no ano seguinte, em 2022, o Mirassol voltou a dar nas vistas. Orientado por Eduardo Baptista, o Terror do Interior fez valer a sua qualidade de jogo e sagrou-se campeão da Série C, vencendo a primeira fase e apurando-se na 2ª fase para a final. Onde viria a bater o ABC por 2-0 no agregado das duas mãos, com golos de Camilo e Mingotti.
Já em 2023, orientado por Mozart e Catalá, o Mirassol fez uma época tranquila na Série B. Alcançou, então, um honroso 6º lugar, a apenas 1 ponto dos lugares de subida. Teve a segunda melhor defesa da prova, com 31 golos sofridos – tal como o campeão Vitória e o vice-campeão Juventude. Mais um do que o Grémio Novorizontino. Nessa época, ficaram na retina os célebres triunfos diante do campeão Vitória (2-0) e fora, frente ao Juventude (1-0), os quais, ainda assim, não chegaram para alcançar a 2ª subida de divisão.
Mas 2024 fez regressar o melhor Mirassol. Impulsionado pelos seus fervorosos adeptos, o Leão Caipira rubricou mais uma excelente época na Série B e subiu em 2º lugar, a 1 ponto do Santos. O futebol da equipa orientada por Mozart foi música para os ouvidos dos adeptos que acompanharam, então, a equipa rumo a uma inédita subida ao principal escalão do futebol brasileiro.
Inspirados pelos 17 golos do artilheiro Dellatorre, avançado que passou pelo FC Porto em 2013, os jogadores do Mirassol formaram uma equipa forte até à festa final.
Agora, e a poucos meses de cumprir 100 anos, o Mirassol vive, então, o seu melhor momento da história. A equipa brilha no Brasileirão em ano de centenário e, com quase meio campeonato feito, ocupa um incrível 7º lugar no campeonato. A apenas 1 ponto dos lugares de acesso a competições continentais. O sonho do Mirassol continua e aí vão 8 jogos seguidos sem perder.
Nas próximas três jornadas vêm aí dois testes de fogo. Depois da receção ao Vasco da Gama, a turma de Rafael Guanaes enfrenta o líder Flamengo (fora) e o vice-líder Cruzeiro (casa) de Leonardo Jardim. Será que a boa série vai continuar?