Viagem ao puro futebol (1ª parte) – o sonho do Carvoeiro United está bem vivo

CraquesCraquesFutebol3 meses atrás809 Visualizações

Clube fundado em 2014/15 ficou a um passo da luta pela subida à 1ª Divisão Distrital do Algarve. O presidente e jogador Yannick Nicklaus não desiste e espera ver o Carvoeiro United a disputar a promoção na próxima época.

“Se o Algarve fosse um país, eu considerar-me-ia algarvio”. As palavras são de Yannick Nicklaus, nascido em Portugal, mas com mãe holandesa e pai alemão, um dos fundadores do Carvoeiro United, clube algarvio que nasceu da sua ‘carolice’, contando com a ajuda da mãe, de Sandro Pacheco, primeiro presidente, e do eterno tesoureiro John Wilson. Tudo começou com um grupo de amigos que se juntava para jogar futebol até se formar a equipa que hoje ambiciona ter um estádio próprio e chegar à 1ª Divisão da AF Algarve. O Craques fez uma viagem ao puro futebol – o sonho do Carvoeiro United está bem vivo.

Yannick que hoje ainda é, então, defesa-central e presidente, lembra os primeiros tempos, em que a casa dos pais parecia… uma lavandaria. “A minha mãe – Marianne Schuyffel, presidente da Assembleia Geral do clube – comprou umas camisolas na Primark e estampámos o primeiro emblema do Carvoeiro United. Era uma loucura a casa da minha mãe, só roupas por todo o lado, porque na altura, a lavandaria do clube era ali em casa (risos)”, conta o atual presidente.

Marianne Schuyffel, mãe do presidente Yannick

Aos 32 anos, Yannick ainda espera jogar “mais uma ou duas épocas”. “Este projeto tem crescido bastante. Tudo começou por um grupo de amigos. Juntávamo-nos e começámos a jogar contra equipas federadas. No primeiro que fizemos, ganhámos, então, por 6-0. A comunidade estrangeira aqui no Algarve ia ver os jogos porque anunciávamo-los no bar do presidente. Diria que 40 a 50% dos adeptos do Carvoeiro United ainda são estrangeiros”, explica.

Crescimento sustentado e à espera… do estádio

O clube tem crescido de forma sustentada, também devido a vários protocolos que foram sendo feitos com lavandarias, clínicas médicas e outras entidades. Os treinos são em Estombar mas a direção sonha com o dia em que o Carvoeiro United tenha um estádio próprio.

Carvoeiro United joga num estádio em Estombar mas quer ter o seu próprio recinto em breve

“A nossa ideia passa por ter um campo. Aqui em Carvoeiro há terrenos para isso, mas o custo é muito elevado. Para já, treinamos em Estombar, num campo usado por várias equipas. Já conseguimos pagar salários à equipa técnica, através dos patrocínios que temos, mas o estádio é o nosso objetivo. Para não termos de andar com a casa às costas”, diz o presidente.

Uma… bola de neve

Quando o Carvoeiro United tiver um estádio, apostará nas camadas jovens e, aí, Yannick deixará os relvados para passar exclusivamente ao gabinete. “Dentro de dois anos quero dedicar-me mais ao clube. Acabo a carreira porque, quando tivermos camadas jovens, terei de organizar melhor o clube”, explica o jovem presidente.

Até lá, a direção do Carvoeiro United, composta por Yannick Nicklaus e o vice-presidente Tiago Raposo, ex-jogador do clube, vai manter as conversações com a Câmara Municipal de Lagoa para encontrar uma solução quanto ao estádio. “Creio que o passo principal será dado se subirmos à 1ª Divisão da AF Algarve. Se isso acontecer, provavelmente, a Câmara terá outras razões para apostar no nosso crescimento. É uma bola de neve”, sustenta.

Diretor-desportivo era… um ferrenho adepto

O Carvoeiro United ficou, então, em 4º lugar na Fase Regular da 2ª Divisão da AF Algarve, a 11 pontos do GD Lagoa B, última equipa a apurar-se para a Fase de Promoção. Tal deveu-se a uma recuperação feita pela equipa técnica que entrou a meio da época, catapultando a equipa para uma série de resultados mais positivos.

João Jacinto é o diretor desportivo

O responsável pela formação do plantel para tentar a subida na próxima época tem uma história especial. “O João Jacinto é um adepto do Carvoeiro United desde a sua fundação. Presente em todos os jogos, mostrou-se sempre muito interessado em fazer parte do projeto. Até que um dia o convidámos a fazer parte da estrutura e ficou o nosso diretor desportivo. É ele que coordena os pagamentos, a construção do plantel juntamente com o treinador e as negociações com os jogadores”, conta Yannick Nicklaus.

Yannick dirige o clube fora do campo e ajuda a equipa dentro das quatro linhas

Na época em que se comemoram, então, 10 anos deste projeto, o ex-jogador Gonçalo Rosa deu ao presidente uma ideia… original: a camisola de 2024/25 conta com a assinatura de todos os jogadores que passaram no Carvoeiro United desde a sua fundação. Uma espécie de homenagem a todos quantos elevaram o nome do clube.

Parte branca da camisola tem os nomes de todos os jogadores

Por fim, Yannick Nicklaus explica que, pelo facto de ter muitos adeptos estrangeiros e vender camisolas para vários locais do Mundo, o Carvoeiro United supera outros clubes do Argarve. “Somos o clube do Algarve que mais vende camisolas, cerca de 500 por época. Vendemos mais camisolas do que o Farense e o Portimonense”, explica o presidente do Carvoeiro United. É o que dá ter, então, tantos emigrantes a torcer pelo clube…

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...